quinta-feira, abril 13, 2006

Falta de miúdos para praticar hóquei

Hoje, que demos inicio ao nosso blog, não quero deixar de falar de uma questão que muito me preocupa. Tem a ver com a dificuldade (cada vez maior) em trazer novos praticantes para a nossa modalidade.
De facto há muitos factores que poderão ser apontados: a criação de escolas de futebol, aliadas ao novo relvado sintético, coisa que não havia no nosso concelho até há bem pouco tempo, os computadores, as consolas, os "game-boys", etc. que de uma maneira ou de outra acabam por afastar as crianças do hóquei.
Depois, o facto de não ser uma modalidade fácil de praticar, já que é preciso algum tempo de aprendizagem para se poder iniciar nas competições, o que requer alguma paciência, também poderá ser um factor de afastamento dos miúdos, pois hoje em dia paciência é coisa que eles pouco têm.
No entanto, é pena que assim seja, pois trata-se de uma modalidade muito bonita, e que, quando bem jogada, torna-se extremamente espectacular e emotiva, como podemos ver no recente Torneio Inter-Regiões que se realizou em Aljustrel.
Queria então deixar um apelo aos nossos atletas que "pressionem" os seus amigos para eles se descloarem ao nosso pavilhão e experimentar. Basta cada um, trazer mais um! E assim passariamos de 15 para 30 atletas, o que já seria muito bom. Também os pais devem incentivar os actuais atletas a comparecer com maior regularidade aos treinos. Só treinando muito e com aplicação é que os resultados poderão aparecer.
Não realidade, hoje em dia, qualquer coisa serve para faltar aos treinos: é porque alguém faz anos, porque tem um jantar de familia, porque tem que estudar para um teste no dia seguinte, porque tem que sair com os pais, enfim...tudo serve. No meu entender desde que haja vontade, consegue-se arranjar tempo para tudo. Basta um pouco de organização.
Voltando ao que interessa, queria fazer um apelo final para que, todos juntos ( altletas, pais, dirigentes, antigos atletas, sócios, amigos do hóquei...) possamos ter ideias nos sentido de não deixar morrer esta nobre modalidade em Aljustrel. Com as condições que hoje temos, seria uma grande tristeza.
Obrigado, em nome da Secção de Hóquei em Patins.

Sem comentários: