sexta-feira, abril 21, 2006

Armindo Peneque



Numa altura em que a Câmara Municipal de Aljustrel decidiu atribuir o nome de ARMINDO PENEQUE ao Pavilhão Municipal de Desportos, vamos aqui deixar um breve apontamento sobre a carreira desportiva deste cidadão de Aljustrel.
Começamos por dizer que foi uma pessoa exemplar e sem dúvida alguma, uma figura importante do desporto local e até regional . Nasceu em Aljustrel em 1936, vivendo nos Açores entre os 10 e os 17 anos, tendo-se iniciado aí na prática do Hóquei em Patins. Regressou a Aljustrel em 1954 e integrou a equipa de hóquei do Colégio Dª Filipa de Vilhena, quando se iniciou a modalidade em Aljustrel no ringue do ténis. Como este recinto foi demolido, continuou a praticar hóquei em clubes da cidade de Beja, nomeadamente o Ateneu e o Despertar.

Praticou também futebol, fazendo parte da primeira equipa de juniores do Sport Mineiro que conquistou o campeonato distrital em 56/57 e participou no respectivo Campeonato Nacional.
Em 1973, com a construção do rinque do Torito, que ele muito ajudou a erguer, voltou às lides hóquistas. Criou-se então a Secção de Patinagem do Mineiro Aljustrelense, e a partir daí nunca mais parou com a sua dedicação á modalidade.
Desempenhou vários cargos, desde treinador, dirigente, mecânico, etc.
Um dos seus pontos altos enquanto treinador, foi na época 81/82 quando levou a equipa de Júniores á conquista do título de Vice-Campeã Nacional.
Fruto do seu empenho, humildade e dedicação á modalidade, procurando sempre incutir os grandes principios do desportivismo aos seus atletas, acabou por ser condecorado pelo Municipio de Aljustrel, com a medalha de mérito municipal pelos relevantes serviços prestados na área do desenvolvimento desportivo.
Faleceu, em 31 de Janeiro de 2005, deixando muita saudade.
A titulo póstomo foi recentemente homenagiado pela Associação de Patinagem do Alentejo que, aproveitando a próxima assembleia geral da Federação de Patinagem de Portugal, vai propôr o seu nome para sócio de mérito deste organismo.
Quem teve o privilégio de lidar de perto com o Sr. Armindo, certamente nunca mais o esquecerá!

1 comentário:

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»